O consumo de energia eléctrica em Julho totalizou 4 311 GWh, uma subida homóloga de 3,2 % (+2,1% com ctdu - Correção de temperatura e dias úteis). O destaque vai para a produção solar que, pela primeira vez, abasteceu 15% do consumo mensal, revela o Lisboa E-Nova.
A parceria entre as duas marcas permitirá aos proprietários de veículos eléctricos uma poupança de até 40% nos custos de carregamento.
Luísa Matos é a nova CEO da Cleanwatts, empresa climate tech de Coimbra, pioneira na implementação e gestão de Comunidades de Energia Renovável em Portugal e operações em todo o mundo.
Portugal era o quarto país da União Europeia (UE) com maior consumo de electricidade renovável em 2022, com uma quota de 61,0%, acima da média dos 27 (41,2%), divulga o Eurostat.
O mês de Janeiro fica marcado pelo aumento da produção renovável. As energias renováveis abasteceram 81% do consumo de electricidade em Janeiro, as não renováveis 14% e o saldo importador 5%, revela a ADENE.
A Cleanwatts, empresa pioneira em Comunidades de Energia Renovável, em Portugal, lançou em Febres, Cantanhede, o primeiro projecto Business Park A++, incluído no Comunidades A++.
A Cleanwatts é o parceiro do projecto imobiliário e turístico de luxo Verdelago, localizado junto à Praia Verde, para a criação da primeira Comunidade de Energia Renovável num projecto turístico do Algarve.
O Bankinter Consumer Finance lançou uma linha de crédito pessoal para financiar a aquisição de equipamentos de energias renováveis e dispositivos para melhoria de eficiência energética.
De Janeiro a Abril, a produção renovável abasteceu 67% do consumo, que compara com 50% em igual período do ano passado, avança a Lisboa E-Nova.
A Comunidade de Energia Renovável do dstgroup entrou em funcionamento no Campus do grupo em Braga, sendo a 1ª Comunidade de Energia Industrial em pleno funcionamento em Portugal.